Como ser criativo?

Neste artigo eu explico de formar resumida o que é a criatividade e como ser criativo seguindo 5 passos.

Há uns meses fiz uma breve pesquisa com amigos que me seguem pelo Instagram perguntando se eles sentiam pessoas criativas, para minha surpresa, 90% disse que não. Mas eu sabia quem era as pessoas que estavam respondendo aquelas perguntas, eu vi criatividade em muitos momentos durante minha vida ao lado delas. Foi então que percebi que muitas pessoas não sabem o que é a criatividade. Antes de como ser criativo, é preciso entender o que é. 

Criatividade não está relacionado somente a pessoas artísticas, que estudam a psicologia social ou a publicidade. Criatividade está em tudo e todos. Gosto muito da explicação que o Sir Ken Robinson conta no livro Somos todos Criativos, ele diz:”… Esses conceitos são a imaginação, que é o processo de usar a mente para pensar em coisas que não estão presentes aos nossos sentidos; a criatividade, que é o processo de desenvolver ideias originais que tenham valor; e a inovação, que é o processo de colocar as novas ideias em prática.” Criatividade é muito mais do que ser criativo, criatividade é o desenvolvimento de ideias originais, que vem de dentro e de alguma forma entregam valor. 
Até aqui tudo bem? Mesmo assim, sei que você vai dizer: Mas Cynthia, eu não tenho ideias originais, como posso ser criativa? Bom, a criatividade não é somente algo natural do ser humano, ela acontece no decorrer das nossas vidas desde que estejamos atentos a ela. A criatividade não nasce sozinha, é preciso desenvolvê-las e para isso eu procuro praticar alguns passos que vou compartilhar com você a seguir:

  1. Comece

Veja, muitas vezes, a criatividade só surgiu dentro de mim quando peguei uma caneta, um papel e comecei a escrever. É justamente o caso agora. Até escrever este post, eu não tinha nenhuma ideia, apenas uma pergunta: Como ser criativo? Aprendi depois de muitos anos que é necessário começar mesmo quando você não faz ideia por onde será, apenas inicie. Abra o Word ou pegue uma caneta e um papel, comece, desenhe, escreva aquilo que vem a sua mente. A vida pode te surpreender.

  1. Morning Page

Falando em escrever, uma super dica que a autora Julia Cameron dá, do famoso livro O Caminho do Artista, é fazer as Morning Pages. Inclusive, super recomendo este conteúdo. Morning Pages são páginas matinais que te ajudam a conhecer o que você pensa ou acha ser necessário, são como uma meditação, você é livre para escrever o que quiser, inclusive no livro há alguns exercícios interessantes para começar, a única regra é: escreva-as pela manhã, antes do seu dia começar. Eu já testei e é realmente libertador.

  1. Caixa de ideias

Já o autor Austin Kleon, em seu livro Roube como um Artista, defende que a melhor maneira de se começar é “Copiando”, afinal, ninguém nasce sabendo, não sabemos nem quem somos quando nascemos, portanto, não se cobre tanto. A melhor maneira de criar é buscar inspirações, criar uma caixa de várias ideias e quem sabe aplicá-las e adaptá-las em seus trabalhos. O Pinterest é minha melhor ferramenta para isto acontecer.

  1. Dê uma pausa

Pausas são importantes quando o trabalho não está rendendo, por milhões de vezes, eu comecei meu trabalho em um dia e terminei no outro. Nossa mente precisa descansar, se você não está achando mais ideias e sua criatividade estagnou, é hora de tranquilizar. 

  1. Compartilhe

Uma das maiores dificuldades no inicio do desenvolvimento da criação é compartilhar o feito com pessoas, sejam elas próximas ou mais distantes como por exemplo: o seu chefe. Mas compartilhar, pedir opinião e estar pronto para ouvir é uma das fases mais importantes após a criação. São estas opiniões que vão reforçar o sentimento que você tem para com sua arte (seja um planilha no excel ou um quadro) ou vão te direcionar para uma melhoria. Por isso, não se sinta mal se você não ouvir o que gostaria, aprenda a discernir o que você acha que é o certo ou não, seja humilde e você colherá muitos frutos.


Como expliquei anteriormente, a criatividade é um desenvolvimento de ideias e ela precisa fazer parte do seu dia a dia para que isso evolua dentro de você. A prática é a melhor receita para um resultado de boa qualidade. Não perca tempo, não espere a criatividade chegar, comece, escreva, se entregue, faça pausas quando necessário e compartilhe com as mais diversas pessoas. Tenho certeza que muita coisa acontecerá nessa jornada! Não esqueça de compartilhar comigo como você iniciará e como você se sentiu realizando estes passos. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *